Para não esquecer...

DIZCIONÁRIO [14]

Cão de fila

Cão de fila é um cão de guarda. Como símbolo (aplicado a pessoas), "cão de fila" é sinónimo de "a voz do dono". O cão de fila por vezes também é caracterizado pela expressão "mais papista que o papa".

O cão de fila brasileiro, designadamente, é obediente e dócil com os donos mas desconfiado com estranhos, pelo que constitui um guarda magnífico. Esta desconfiança com estranhos surge designada por “OJERIZA”. Tais qualidades estão na origem da expressão fiel como um fila.

JunqueiroHá muitos exemplares entre os candidatos à "assunção política"; seguem o chefe para a direita se para a direita o chefe for -- se este virar à esquerda, ei-los a virar também. Por vezes, para que não pareça seguirem passivamente o chefe, tentam adivinhar-lhe a direcção para lhe anteciparem os passos -- e também por vezes enganam-se (mas, sem qualquer problema, corrigem a orientação da caminhada).

José Junqueiro é presidente da distrital do PS de Viseu, em Portugal. Sobre ele escreveu há dias o jornal O Público:
É o típico caso de querer ser mais papista que o papa. Depois de ver anunciada nos jornais a extinção dos governos civis, José Junqueiro não perdeu a oportunidade de marcar a sua posição sobre o assunto. Disse compreender a decisão, ou seja, apressou-se a seguir o que supunha ser a voz do dono, numa tentativa de dar cobertura política à hipotética decisão. Não só acabou por sair-se mal da cena, como teve que "engolir" um rotundo desmentido em circunstâncias um tanto embaraçosas, já que foi precisamente em Viseu que António Costa garantiu a continuidade de todos os governos civis.
Valha-nos Deus!

escrito por ai.valhamedeus

0 comentário(s). Ler/reagir: