Para não esquecer...

MORREU UM HOMEM

Dizem os meus alunos que tenho um humor "bué de seco". Talvez tenham razão. Aos meus amigos, por exemplo, faço com frequência perguntas engraçadinhas do género "sabes quem morreu?" -- e satisfaço a sua curiosidade com a resposta "um homem no norte de África". Continuo a insistir nas piadinhas sem graça, apesar dos "sorrisinhos amarelos" que produzem: há qualquer coisa nelas que me agrada.

No exemplo dado agradam-me sobretudo as questões (filosóficas?) que supõe: o que é que torna importante uma morte [se é que (não) há mortes importantes]? o que é que falta à morte do homem africano para se transformar na morte de um senhor com honras de proclamação internacional?

...E, no entanto, todas as mortes são suficientemente dramáticas (e possivelmente trágicas), para um número restrito de pessoas. Disse morte mas podeia ter dito nascimento.

Quem primeiro me trouxe o interesse para estes domínios -- já lá vão uns anitos -- foi um poema de Sebastião da Gama:

Pequeno Poema

Quando eu nasci,
ficou tudo como estava.

Nem homens cortaram veias,
nem o Sol escureceu,
nem houve Estrelas a mais...
Somente,
esquecida das dores
a minha Mãe sorriu e agradeceu.

Quando eu nasci,
não houve nada de novo
senão eu.

As nuvens não se espantaram,
não enlouqueceu ninguém...

Pra que o dia fosse enorme,
bastava
toda a ternura que olhava
nos olhos de minha Mãe...


(à memória do pai e sogro dos meus melhores amigos, que hoje os/nos deixou)
ai.valhamedeus@gmail.com